A Faculdade – Egressos

Egressos

Programa de Acompanhamento de Egressos - PAE

A Faculdade Barretos criou o Programa de Acompanhamento de Egressos a fim de criar uma estrutura de apoio e educação continuada para os egressos da Instituição. Por um processo natural, o egresso se afasta da instituição em que formou, podendo perder, assim, relações e informações que podem contribuir para sua carreira profissional.

Com o intuito de reverter essa situação, a Faculdade Barretos vai ao encontro do que propõe as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional, mantendo contato com os egressos de todos os cursos da IES.

Para que essa política se consolide, a instituição vem desenvolvendo diversas ações com o intuito de mantê-los atualizados, verificando suas posições no mercado de trabalho e suas vivências e dificuldades profissionais.

Usando tecnologias modernas de informação e comunicação, o programa de acompanhamento de egressos se caracteriza como um programa de atualização à distância, que visa também contribuir com questões profissionais cotidianas, através de consulta ao corpo docente dos cursos e de outras áreas da faculdade.

Objetivos

O Programa de Acompanhamento de Egressos da Faculdade Barretos tem o objetivo geral de promover uma avaliação constante dos profissionais oriundos da instituição, visando oferecer oportunidades de aperfeiçoamento e formação permanente, além do acompanhamento de sua inserção no mercado de trabalho.

São objetivos específicos do Programa de Acompanhamento de Egressos:

  • Avaliar o desempenho institucional, por meio do acompanhamento da situação profissional dos ex-alunos; 
  • Construir e manter um banco de dados sobre os ex-alunos que possibilite manter com eles uma comunicação permanente e em estreito vínculo institucional;
  • Promover intercâmbio entre ex-alunos;
  • Realizar atividades extracurriculares (estágios e /ou participação em projetos de pesquisa ou extensão), de cunho técnico-profissional, a fim de complementar a formação prática;
  • Condecorar egressos que se destacam profissionalmente;
  • Divulgar constantemente a inserção dos alunos formados no mercado de trabalho; 
  • Identificar junto às empresas seus critérios de seleção e contratação, a fim de buscar capacitações compatíveis com as exigências do mercado de trabalho;
  • Obter indicadores confiáveis sobre a adequação dos conteúdos curriculares às necessidades do mundo de trabalho; 
  • Identificar os elementos limitadores do acesso dos egressos ao mercado de trabalho; 
  • Identificar o grau de importância do Estágio Curricular para a inserção dos alunos e de egressos no mercado de trabalho e identificar os setores de atividade econômica que mais absorvem os profissionais formados pela Instituição;
  • Detectar as áreas de atuação, o nível de coerência com a sua área de formação e os níveis de remuneração dos egressos contratados;
  • Identificar o índice de satisfação dos profissionais formados pela Instituição, o grau de compatibilidade entre a sua formação e as demandas da sociedade e do mundo do trabalho e as suas expectativas quanto à formação profissional e tecnológica continuada.

Metodologia

Para atingir as finalidades do Programa de Acompanhamento de Egressos, a Faculdade Barretos realiza as seguintes atividades:

  1. Banco de dados atualizado dos Egressos;
  2. Questionário a ser preenchido pelo ex-aluno na página institucional;
  3. Cartas circulares por meios tradicionais;
  4. Programa de descontos em cursos de pós-graduação e extensão;
  5. Incentivo financeiro para a segunda graduação;
  6. Canais de comunicação para que o egresso entre em contato com a IES;
  7. Página na Internet para acesso pelos egressos;
  8. Promoção de eventos: palestras, seminários, congressos, etc.


Cadastro de Egressos

Fale conosco

Se você tiver sugestões de outros serviços que poderíamos oferecer e que estejam de acordo com nossa proposta, por favor escreva para nós.

E-mail: egressos@unibarretos.com.br