Extensão – Apresentação

Extensão - Apresentação

As atividades de Extensão da Faculdade Barretos estão organizadas pelo Núcleo de Extensão e Responsabilidade Social, que tem por função centralizar as ações sociais e projetos sociais de toda a instituição, bem como firmar parcerias com instituições sociais, empresas e organizações de todos os tipo.

A sociedade brasileira espera ações advindas do Estado e da própria sociedade civil. Se a solidariedade é posta como eixo fundamental de uma nova concepção de relações sociais dentro dos princípios institucionais, a Faculdade Barretos necessita contribuir para que ela se efetive, estruturando seu processo pedagógico, embasado nesse valor.

Com a renovação do pensamento educacional, a Faculdade Barretos deve permitir o “tentar fazer”, uma educação solidária direcionado para a formação de um pensamento crítico e emancipado, demonstrando toda a força existente no processo educativo.

Consolidar a extensão, como fator de inserção da Faculdade na sociedade que a integra, faz parte da proposta institucional, promovendo o envolvimento e a parceria com os grupos sociais.

A extensão será “o braço da IES na sociedade e o braço da sociedade na IES”. Inicialmente ocorrerá pela oferta de cursos de extensão de curta duração, voltados para temas e finalidades específicas. Prosseguirá com os projetos junto às comunidades, aos setores público e privado e pela parceria com órgãos do terceiro setor, até que esteja preparada para receber e encampar os projetos originários na sociedade (dentro da Instituição).

Em outras palavras, a extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. Trata-se de uma via com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará na sociedade a oportunidade de elaboração da prática de um conhecimento acadêmico. Esse caminho, que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmicos e populares, terá como consequência a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade.

Além de instrumentalizadora deste processo dialético de teoria e prática, a Extensão é também um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social. Desse modo, ela se coloca como prática acadêmica que objetiva interligar a universidade em suas atividades de ensino e pesquisa com as demandas da sociedade, compromisso de inclusão nas ações de promoção e garantia dos valores democráticos, igualitários e de desenvolvimento social.

Contato

Núcleo de Extensão e Responsabilidade Social

Prof. Dr. Rodrigo Ruiz Sanches

Email: extensao@unibarretos.com.br

Coordenador

Email: extensão@unibarretos.com.br