Graduação – Licenciatura em História

Graduação - Licenciatura em História

Licenciatura em História

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História: 100% dos alunos aprovados em concursos estaduais e municipais, atuantes em escolas particulares de Barretos e Região e o curso também habilita lecionar Geografia.
Coordenador responsável:
 Prof. Me. Pedro Henrique Victorasso
E-mail:  pedro@unibarretos.com.br

Reconhecido Pela Portaria n° 151/2012, publicada no D.O.U em 20/08/2012.

Duração:  6 semestres - 3 anos
Período:  Noturno
Titulação:  Licenciado em História

icon-pdfMatriz Curricular 03 anos
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A Revista História, movimento e reflexão

O Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos incentiva a compreensão do ser humano e das identidades coletivas, enquanto contextualidades histórico-culturais sem as quais o sujeito humano é inconcebível, ou seja, não há cidadão sem ter o conhecimento da história da sua cidade, estado e país.

Em meio a esses desafios, compreende-se que há necessidade de o conhecimento histórico fundamentar-se como compreensão científica dos acontecimentos humanos que extrapolam as fronteiras do senso comum e da apropriação instrumental da memória.

Por isso, a ação do professor/historiador como intelectual comprometido com seu tempo, isto é, consciente de sua função social como intelectual, obtém sua base exatamente na capacidade de problematizar o conhecimento acerca do passado humano e de contribuir, amplamente, para a construção tanto plural quanto problematizadora a respeito das memórias históricas em suas manifestações coletivas, para tanto se faz necessário a criação de um curso onde seja possível o estudo da história de um ponto de vista da História das Mentalidades, onde todos os grupos sociais sejam analisados em todos os seus âmbitos, de maneira que o professor formado em História tenha condições de repassar o conhecimento aos seus alunos de forma a levar os alunos a desenvolverem suas habilidades e competências de forma livre sem imposições.

Objetivos Gerais do Curso

  • Formar um profissional capaz de assumir o trabalho pedagógico como professor/pesquisador com compreensão crítica da realidade educacional, tendo em vista as diferentes demandas da prática social, particularmente no campo da educação.
  • Desenvolver a educação como uma prática social, em que o processo educativo é visto como resultado das relações sócio- históricas, políticas, econômicas e culturais de determinados momentos da história.
  • Compreender os fundamentos epistemológicos dos conhecimentos básicos que integram os currículos dos cursos, bem como os fundamentos teórico-metodológicos necessários ao exercício da docência.
  • Exercer o trabalho pedagógico, em toda a sua abrangência, no espaço escolar e em outras instâncias educativas.
  • Investigar a prática pedagógica, teorizando sobre as questões levantadas e apresentando alternativas de solução.
  • Intervir na realidade educacional, desenvolvendo projetos que respondam aos problemas identificados.
  • Formar um profissional intencionado em resgatar a essência da primeira infância, pré-requisito para a formação integral do ser humano.

O Profissional estará apto para:

  • Atuar como professor de História em escolas estaduais, municipais e particulares no Ensino Fundamental, Médio e Cursinhos;
  • Coordenar atividades em Museus e Centros de Exposições;
  • Pesquisar para Museus, Bibliotecas, Emissoras de TV e Rádio.

Faixa Salarial

Professor da Rede Estadual de Ensino - R$ 2200,00 - 40 horas
Professor da Rede Municipal de Ensino - R$ 2450,00 - 40 horas
Pesquisador para Emissoras de TV e Rádio – de R$ 2450,00 á R$ 4200,00 - 20 horas
Pesquisador para Museus ou Bibliotecas - R$ 3000,00 - 40 horas”

Corpo Docente
Atividades Complementares