Graduação – Psicologia

Graduação - Psicologia

Psicologia
Corpo Docente
Horários Semanais
Atividades Complementares
Psicologia

_MAR0551_MAR0561_MAR0522

Psicologia: Atividades teóricas e práticas nas áreas de maior necessidade regional (saúde, educacional, organizacional, social e jurídica). Valorização da experiência comunitária e promoção de saúde mental da população.
Coordenadora responsável:
  Profª Drª Fabiana Faria Rezende
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1669725102620591
E-mail: fabiana.faria@unibarretos.com.br

Curso de Psicologia Autorizado pela Portaria SERES n.31, de 11 de fevereiro de 2016, publicada no Diário Oficial da União em 15/02/2016.

Autorização com conceito 4 pelo MEC.

Duração:  10 semestres (5 anos)
Período:  Noturno
Titulação:  Bacharel em Psicologia

 

icon-pdfMatriz Curricular do Curso de Psicologia

Download

 
Perfil do Egresso

A Faculdade Barretos pretende formar psicólogos capacitados ao exercício da profissão nas diversas áreas da Psicologia, em consonância com os princípios éticos, técnicos, científicos e políticos, que sejam capazes de:

•       Identificar problemas e elaborar investigação científica no campo da Psicologia, levando em consideração a sua interface com outras ciências.

•       Apresentar habilidades e competências técnicas no que diz respeito ao desenvolvimento e utilização de instrumentos de avaliação próprios da ciência psicológica, levando em conta suas características psicométricas e poder de generalização.

•       Integrar à sociedade, no sentido de prestar serviços de qualidade à comunidade, capaz de exercer a profissão tanto em âmbito privado, como integrado às equipes multi(inter) disciplinares e serviços públicos.

•       Assumir posição de liderança, tendo como foco, o bem estar da comunidade. Quando inserido na administração e gerenciamento institucional, deverá ter iniciativa, visão empreendedora e gestora.

O Curso de Psicologia da Faculdade Barretos tem como objetivos específicos:

•       Realçar a formação humanista de forma a criar condições concretas para que, no desenvolvimento de sua atividade, o profissional também esteja atento ao caráter social de seu trabalho, analisando-o e adequando-o à realidade social e às necessidades locais e regionais, capaz de inovar e contribuir para o aprimoramento de sua ciência.

•       Desenvolver habilidades práticas, através da convergência constante da teoria com a prática, para que o formando reúna condições mínimas necessárias para ingressar no mercado de trabalho preparado para as dificuldades inerentes ao campo.

•       Incentivar a participação em atividades de extensão que favoreçam a inserção do estudante na práxis psicológica de forma interdisciplinar;

•       Promover, através da pesquisa, a produção do conhecimento, possibilitando o avanço além de seu tempo e espaço, criando, dessa forma, condições para os progressos teóricos e práticos, imprescindíveis às transformações sociais, provendo-os de instrumentos legítimos e aptos na defesa dos interesses relacionados à área da saúde mental.

•       Desenvolver competências e habilidades específicas da Psicologia, habilitando o discente para atividades que visam o desenvolvimento humano, a afirmação da cidadania e melhoria da qualidade de vida dos indivíduos.

•       Planejar e desenvolver ações de cunho psicológico em indivíduos e/ou grupos, visando a prevenção de fatores de risco psicossociais, promoção e reabilitação da saúde mental em diversos contextos, a nível individual e coletivo.

Área de atuação dos Profissionais a serem formados

As áreas de atuação deste profissional são diversificadas, podendo atuar em clínicas, hospitais, centros sociais, Unidades Básicas de Saúde, centros de reabilitação, empresas, escolas, área juridical, psicologia do esporte, dentre outras.

Ênfases Curriculares

Em acordo com as DCNs para o curso de Psicologia (2011), além dos componentes curriculares  formados pelo Núcleo Comum, o aluno deve cursar pelo menos uma ênfase curricular, que tem por objetivo oportunizar a concentração de estudos e estágios em algum domínio da Psicologia. Tendo como base o levantamento das necessidades locais e regionais, foram definidas três (03) ênfases curriculares para o Curso de Graduação em Psicologia da Faculdade Barretos:

•       Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde;

•       Psicologia e Processos de Gestão;

•       Psicologia e Processos Educativos.

Corpo Docente

Horários Semanais

icon-pdfHorários Psicologia - 2° Semestre 2017

Download

 

Atividades Complementares

icon-pdf

Requerimento de Lançamento de Atividades Complementares Curso de Psicologia
Download

 

icon-pdf

Regulamento Atividades Complementares
Download